Investindo cada vez menos em videoclipes, MTV faz 25 anos
Há 25 anos a imagem e a música selavam uma aliança sem precedentes com o nascimento da MTV. A emissora revolucionou a indústria musical para o bem e para o mal, impulsionando de forma decisiva a carreira de estrelas como Madonna e Britney Spears graças aos videoclipes.
A Music Television entrou no ar em 1º de agosto de 1981 com uma canção que soava como declaração de intenções: “Video Killed the Radio Star” (“O vídeo matou a estrela da rádio”), do The Buggles.
Atualmente, a MTV (incluindo sua versão brasileira) está mais centrada na promoção de programas próprios do que na exibição de vídeos e, embora tenha uma capacidade de difusão sem igual — chega a 481,5 milhões de lares em 179 países —, seu poder como força motriz cultural decaiu.
Seu surgimento foi um fenômeno, como afirmou em 1988 o sociólogo R. Serge Denisoff no livro “Inside MTV”. “A MTV é uma inovação corporativa de proporções maiores e de sucesso psicodemográfico”, escreveu o autor, já falecido.
A MTV contribuiu ainda para resgatar a indústria musical da crise do fim dos anos 1970.
Fonte: Jornal Bom Dia
A Music Television entrou no ar em 1º de agosto de 1981 com uma canção que soava como declaração de intenções: “Video Killed the Radio Star” (“O vídeo matou a estrela da rádio”), do The Buggles.
Atualmente, a MTV (incluindo sua versão brasileira) está mais centrada na promoção de programas próprios do que na exibição de vídeos e, embora tenha uma capacidade de difusão sem igual — chega a 481,5 milhões de lares em 179 países —, seu poder como força motriz cultural decaiu.
Seu surgimento foi um fenômeno, como afirmou em 1988 o sociólogo R. Serge Denisoff no livro “Inside MTV”. “A MTV é uma inovação corporativa de proporções maiores e de sucesso psicodemográfico”, escreveu o autor, já falecido.
A MTV contribuiu ainda para resgatar a indústria musical da crise do fim dos anos 1970.
Fonte: Jornal Bom Dia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial